Documentário do UOL sobre gays na Rússia concorre ao prêmio WAN-IFRA 24/07/2018

O UOL, maior empresa brasileira de conteúdo, tecnologia, serviços e meios de pagamentos digitais, é finalista do prêmio WAN-IFRA Digital Media Awards na categoria Melhor Site ou Serviço Móvel de Estilo, Entretenimento e Esporte, com o minidocumentário “Do Outro Lado - A Rússia gay que não pode sair do armário”, que retrata a dura realidade dos homossexuais na Rússia, país-sede da Copa do Mundo FIFA 2018.

A premiação, que é promovida pela Associação Mundial de Jornais e Editores de Notícias (WAN-IFRA), é uma das mais conceituadas da América Latina e condecora as publicações de destaque na imprensa do continente. Dividido em quatro capítulos, “Do Outro Lado” mostra as dificuldades de falar sobre a comunidade LGBT na Rússia. Durante 18 dias, o repórter do UOL Vinícius Mesquita viajou por sedes da Copa do Mundo de 2018 e conversou com homossexuais sobre como é viver em um país com leis antigays radicais.

“Em um primeiro momento, você acha que essa perseguição na Rússia não passa de lenda. Mas, ao desembarcar, percebe que não é brincadeira. Logo nas primeiras conversas, descobrimos que eles não podem andar de mãos dadas na rua, correndo o risco de agressão, ou revelar a orientação sexual em público, podendo perder o emprego. Quem se declara homossexual, não fala onde mora, por medo. É um dos raros países em que o opressor tem mais respeito do que o oprimido”, comenta o repórter do UOL, Vinícius Mesquita.

O documentário mostra diferentes momentos da experiência do repórter no país– desde a dificuldade em encontrar pessoas dispostas a falar sobre homossexualidade na Rússia, a vida dos gays por lá, a vida noturna e a relação do esporte com o atual cenário, além de contraponto com um ativista antigay.

Os vencedores de todas as categorias serão anunciados no evento agendado para os dias 14, 15 e 16 de novembro na cidade de Bogotá, capital da Colômbia.