São Paulo, 02 de abril de 2020 - Com o objetivo de garantir a continuidade dos estudos e minimizar os impactos sobre o calendário acadêmico por conta do cenário do COVID-19 (novo coronavírus), desde o dia 23/03, todos os alunos da modalidade presencial da Estácio estão tendo aulas ao vivo por meio de vídeo com seus respectivos professores e colegas de classe. O UOL EdTech, empresa do grupo UOL de tecnologia para educação, é um dos responsáveis pelos aspectos tecnológicos dessa mudança da Estácio, com uma plataforma que facilita a experiência do ensino digital.
"Todo o projeto foi desenvolvido para possibilitar uma aproximação entre os alunos e os professores, assim como já acontecia na sala de aula presencial, só que agora em um formato 100% digital. Entendemos que essa será uma oportunidade enorme para a quebra de algumas barreiras culturais e preconceitos existentes em relação ao ensino digital", conta Eduardo Amorim, diretor do UOL EdTech e responsável por liderar o projeto da digitalização da Estácio dentro do UOL EdTech.
Mais de 300 mil alunos da instituição estão acompanhando as aulas ministradas ao vivo via Microsoft TEAMS. Diferente da oferta dos cursos do portfólio EAD da Instituição, as salas de aula ao vivo são uma simulação das presenciais, onde os alunos contam com os mesmos docentes das disciplinas presenciais, colegas e podem abrir discussões, tirar dúvidas e interagir simultaneamente. Todas as aulas também ficam gravadas para quem não pôde acompanhar ao vivo. Além disso, para complementar a experiência de aprendizagem digital, os alunos podem acessar a qualquer momento uma plataforma com um conteúdo interativo das disciplinas. A Estácio estima ministrar quase 15 mil aulas por semana, para atender os estudantes da modalidade presencial.
"Nosso foco é garantir a continuidade acadêmica, facilitando a vida do aluno presencial na adaptação para o novo modelo, e também a saúde e o bem-estar dos alunos, professores e colaboradores. Essa é uma situação excepcional e de transição até que tenhamos retorno das aulas presenciais. Não é a oferta dos cursos do nosso portfólio EaD, é uma solução diferente, em que o professor está igualmente escalado para a aula, no mesmo horário, com o mesmo conteúdo. Só a sala de aula é diferente. A parceria com o UOL EdTech foi importante para avançarmos rapidamente nesse cenário que estamos vivendo. Agradeço muito aos nossos professores, que estão totalmente engajados com o sucesso da solução e reportando que as aulas têm sido excelentes", explica o vice-presidente de Operações Presenciais da Estácio, Adriano Pistore.
As aulas têm a mesma duração da versão presencial e seguem a grade de horário já estabelecida na modalidade presencial, só que agora em um ambiente digital. Todo o conteúdo disponibilizado também é o mesmo informado no plano de ensino. A presença de cada aluno poderá ser apurada pela participação durante as aulas e em todas as atividades acadêmicas propostas.
"A experiência tem sido muito proveitosa para os alunos e também para os colegas professores. Percebo que muitos estudantes que são mais envergonhados de participar das aulas em sala, se sentem mais à vontade para perguntar na aula via web. Percebi que o número de perguntas está sendo maior e os alunos lidam com muita facilidade com a plataforma. É o ambiente deles. É uma geração que gosta do ambiente virtual e está se virando muito bem com o novo formato de aulas. Esse horário de encontro diário com o professor via web quebra a rotina de confinamento e reforça o elo de afeto que temos com nossos alunos, principalmente agora que estamos literalmente entrando em suas casas, com suas famílias também", comenta Tâmara Lis, professora dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Design Gráfico da Estácio.