Liderando a transformação digital na educação, UOL EdTech faz aquisição da Passei Direto – maior rede de estudo online do Brasil 16/03/2021

Transação ocorre após investimento do SoftBank Latin America Fund no UOL EdTech

São Paulo, 16 de março de 2021 - O UOL EdTech, maior empresa de tecnologia para educação do país, acaba de anunciar a aquisição* da Passei Direto, maior plataforma de estudos peer-to-peer do Brasil com 4 milhões de usuários ativos. Com a transação, o UOL EdTech, que recebeu recentemente um investimento inédito do SoftBank Latin America Fund, expande seu portfólio de soluções digitais para educação e consolida sua liderança na transformação digital do segmento no país.

"Estamos muito animados com a chegada da Passei Direto ao UOL EdTech. Por ser um negócio 100% baseado em plataforma, que une produtores de conteúdo com estudantes, a capacidade de escala deles é totalmente alinhada à nossa estratégia. A aquisição nos permitirá diversificar ainda mais o ecossistema do UOL EdTech, que também oferece soluções digitais de educação para empresas e instituições de ensino", afirma Alex Augusto, CEO do UOL EdTech. O executivo complementa: "Compartilhamos dos mesmos valores, objetivos e acreditamos que a tecnologia vai aproximar as pessoas e acelerar o aprendizado, sobretudo num país com tantas carências no setor educacional, como o nosso. Vamos preservar as características que trouxeram a Passei Direto até aqui e apoiá-los para crescerem ainda mais dentro do UOL EdTech".

Com a novidade, o UOL EdTech alcançará estudantes em todos os estágios de aprendizagem, desde o aluno mais jovem do ensino fundamental e médio que usa soluções digitais para apoiar seus estudos, até o profissional que busca a continuidade de sua formação numa especialização 100% online ou até mesmo nos cursos oferecidos no ambiente de trabalho. É o chamado Lifelong Learning - com a flexibilidade de adequar os estudos à sua rotina de vida e trabalho.

A Passei Direto oferece uma plataforma própria, em que produtores de conteúdo criam e compartilham materiais das mais variadas áreas. Ao todo, são quase 10 milhões de materiais em mais de 20.000 disciplinas diferentes. Criada em 2012 com a missão de empoderar os usuários por meio do conhecimento, a empresa ganhou rapidamente a atenção de estudantes espalhados por todo o país e hoje reúne números expressivos de alcance e crescimento, em torno de 100% nos últimos anos.

Rodrigo Salvador, CEO e cofundador da Passei Direto, afirma: "A Passei Direto hoje é a maior rede de estudos do Brasil e conecta produtores de conteúdo a estudantes em todo o país. A integração ao UOL EdTech alavancará o nosso crescimento. A união entre educação e tecnologia tem um potencial imenso e ainda pouco explorado. Sem dúvida alguma a educação é a chave para mudar o futuro e estamos muito felizes em fazer parte desta transformação".

A aquisição da Passei Direto pelo UOL EdTech ocorre em meio à aceleração digital na educação, impulsionada pelo contexto da pandemia do Coronavírus. Com instituições de ensino ministrando suas aulas remotamente, a modalidade online se consolida de vez no mercado e dá espaço para que empresas atuantes no segmento desenvolvam soluções inovadoras para transformar a educação no Brasil, rompendo tradicionais barreiras geográficas.

Segundo dados da UNESCO, mais de 1,5 bilhões de estudantes em todo o mundo foram impactados por instituições de ensino fechadas e 188 países tiveram suspensão em nível nacional de aulas presenciais desde o início do isolamento social. O dado reforça a tendência da educação por meio de plataformas digitais, presentes também no mercado brasileiro.

Antes da aquisição pelo UOL EdTech, a Passei Direto recebeu investimento dos fundos Redpoint eventures, Valor Capital Group, Crescera, Grupo Xangô, Chegg, Endeavor Catalyst e Península Participações.

*O valor da transação não foi relevado pelas partes.