PagSeguro PagBank anuncia os resultados do 3º trimestre de 2020 e ultrapassa marca de 7 milhões de clientes ativos no PagBank em outubro 18/11/2020

Em ritmo de expansão acelerada, a Companhia viu o volume de transações financeiras em seus terminais crescer mais de 50% entre os meses de julho a setembro deste ano, em comparação ao mesmo período de 2019, muito acima do ritmo da indústria, que cresceu 17% no mesmo período

São Paulo, 18 de novembro de 2020 — O PagSeguro PagBank (NYSE: PAGS), que promove soluções inovadoras em serviços financeiros e meios de pagamentos, anunciou nesta quarta-feira (18) seus resultados do 3º trimestre de 2020.

O grande destaque foram os mais de 7 milhões de clientes ativos no PagBank registrado em outubro deste ano, adicionando quase 2 milhões de novos clientes em um único trimestre.

Entre os meses de julho a setembro de 2020, o PagSeguro PagBank registrou R$ 45 bilhões em volume de transações financeiras (TPV, na sigla em inglês), maior nível da história da empresa para um trimestre, o que representou um avanço de 53% frente ao mesmo período do ano passado. O número de adições líquidas de novos comerciantes atingiu a marca de aproximadamente meio milhão, outro recorde alcançando pela companhia, que contava com mais de 6 milhões de comerciantes ativos ao final de setembro. O salto no número de novos comerciantes, aliado ao aumento substancial das transações financeiras online, que cresceram 121% no terceiro trimestre deste ano, em comparação ao mesmo período de 2019, foram os principais motores de crescimento no período. Além disso, o PagSeguro PagBank concluiu a aquisição da MOIP (Wirecard Brazil), uma das melhores empresas em soluções de pagamentos online do Brasil, aumentando a sua exposição às transações financeiras em marketplaces e plataformas de e-commerce.

Os resultados reforçam as vantagens competitivas do PagSeguro PagBank frente a seus concorrentes, já que a indústria de meios de pagamentos registrou, no mesmo período, um crescimento de 17% em volume de transações financeiras. O número conta ainda com os valores Auxílio Emergencial, que elevou a busca, consumo e uso de produtos financeiros como cartões e pagamentos digitais. Quando excluímos os efeitos do Auxílio Emergencial, os volumes das transações financeiras do PagSeguro PagBank teriam crescido 44% ao ano contra 10% ao ano de crescimento da indústria de pagamentos.

Também durante o terceiro trimestre de 2020, o PagSeguro PagBank viu o uso do pagamento na modalidade débito crescer em um ritmo mais acelerado, enquanto as transações de crédito à vista e crédito parcelado crescem bem abaixo. O avanço reflete uma mudança temporária nos padrões de consumo de milhões de brasileiros, que têm priorizado os bens de primeira necessidade, equacionando as finanças mensais e adiado compras parceladas, dado o cenário de maior incerteza.

Para a Companhia, "neste período de pandemia, com menor circulação nas ruas, o consumo de itens esporádicos, mais atrelados à modalidade crédito, tiveram diminuição", avaliam os analistas do PagSeguro PagBank.

Receita

Influenciadas pelo avanço dos resultados de TPV e por uma maior presença no segmento de pagamentos online, a Receita Líquida do PagSeguro PagBank alcançou R$ 1,8 bilhão, um crescimento de 22% frente ao registrado no mesmo período de 2019. O resultado mostra forte recuperação em comparação ao 2T20, quando a receita caiu 2% ante o trimestre anterior, refletindo os impactos do isolamento social por conta da Pandemia. Outra boa notícia é que as Receitas do PagBank voltaram a crescer acima de 100% neste último trimestre na comparação anual.

"O PagSeguro PagBank segue firme no seu propósito de democratizar o acesso aos serviços financeiros, promover a inclusão e ajudar os empreendedores, principalmente em um momento tão desafiador como esse. Seguimos investindo de maneira acelerada no desenvolvimento de novos produtos, com o objetivo de termos os melhores serviços e produtos e sermos o destino principal dos recursos de milhões de brasileiros. Nos últimos dois anos, por exemplo, foram mais de 50 novos produtos financeiros, serviços, contratações e parcerias anunciadas", diz Ricardo Dutra, CEO da Companhia.

Vale ressaltar que mesmo com os impactos operacionais e financeiros adversos causados pela pandemia da Covid-19 e com os maiores investimentos no PagBank, o banco digital completo e gratuito do PagSeguro, o PagSeguro PagBank continuou sendo a empresa mais lucrativa do setor de meios de pagamentos nos primeiros nove meses de 2020, em números absolutos e em margens comparáveis.

Das 19 corretoras e casas de análise de ações que fazem recomendações de compra e venda de ações, 74% tem recomendação de "compra" para as ações do PagSeguro PagBank. A boa perspectiva deve-se, na avaliação da companhia, à resiliência do negócio, à tecnologia e às oportunidades para o futuro em soluções de pagamentos e serviços bancários e financeiros.

O balanço trimestral completo com infográficos e releases completos, além da conferência com os investidores, podem ser acessados em: https://investors.pagseguro.com/press-releases/default.aspx