Projeto ‘Origens’, de Tilt, do UOL, ganha prêmio de diversidade do CNMP 29/09/2021

Premiação do Conselho Nacional do Ministério Público reconhece iniciativas de conscientização sobre valores de uma sociedade democrática e livre de preconceitos

São Paulo, 29 de setembro de 2021 - Tilt, a plataforma de ciência e tecnologia do UOL, ganhou o primeiro lugar no prêmio "Respeito e Diversidade", realizado pelo CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público) com o projeto "Origens: Quem não sabe de onde veio não sabe para onde vai". A premiação aconteceu na última terça-feira (21), em Brasília.

O reconhecimento ocorreu na modalidade "Imprensa", dentro da categoria "Jornal Impresso, Revista impressa e Webjornalismo". O prêmio também reconheceu projetos na modalidade "Radiojornalismo e Telejornalismo" e na categoria "Sociedade".

Murilo Garavello, Diretor de Conteúdo do UOL, afirma: "Estamos muito felizes com o reconhecimento porque Origens é um projeto que nos orgulha muito, tanto pelo esmero com que foi conduzido como pela importância enorme do tema, da discussão e do resgate de um passado que foi apagado".

O projeto "Origens: Quem não sabe de onde veio não sabe para onde vai" retratou, por meio de um documentário e reportagens especiais, a trajetória de vinte personalidades negras que fizeram o teste de DNA para tomar posse de suas próprias histórias e ancestralidades, como o sambista Péricles, a escritora Eliana Alvez Cruz, a funkeira MC Carol, o comediante Yuri Marçal, o vereador Fernando Holiday, a apresentadora Maju Coutinho, a escritora Conceição Evaristo, a atleta Daiane dos Santos, o ator Babu Santana, entre outros.

Como pano de fundo, a produção ainda retrata como a popularização do exame de DNA tornou a investigação genética uma ferramenta viável para resgatar a ancestralidade negra do brasileiro.

Foram responsáveis pelo projeto Helton Simões Gomes, editor do núcleo de diversidade do UOL, e Fabiana Uchinaka, editora de Tilt, com o respaldo de uma equipe de diferentes núcleos de conteúdo do UOL.

A premiação promove a conscientização sobre valores fundamentais de uma sociedade democrática e livre de preconceitos e é uma das atividades do Projeto Respeito e Diversidade, fruto da cooperação entre o CNMP, o Ministério Público Federal (MPF), por intermédio da Procuradoria-Geral da República (PGR), e a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU).

Assista ao documentário Origens pelo link.