A Universa, plataforma de conteúdo feminino do UOL, maior empresa brasileira de conteúdo, tecnologia, serviços e meios de pagamentos digitais, completa um ano no ar. E para comemorar a data, a plataforma promove o evento Universa Talks, que acontece hoje (27/05), no Rooftop do Instituto Tomie Othake, em São Paulo.
A proposta da programação é promover um dia de conversas e troca de experiências entre o público com mulheres reconhecidas em seus meios de atuação e que representam as múltiplas vozes de Universa.
"Há um ano, o UOL criou Universa, uma plataforma com a proposta de questionar antigos padrões existentes. Entendemos que todo assunto é assunto de mulher, mas abordá-los sob uma perspectiva feminina tem efeito transformador. Dentro dessa proposta, convidamos mulheres inspiradoras ao Universa Talks para discutir os temas mais pertinentes do momento. Falaremos de diversidade, autoestima, representatividade, direitos da mulher, carreira e negócios, alguns dos principais pilares da plataforma", comenta Tatiana Schibuola, Gerente Geral de Marcas Segmentadas do UOL, que está à frente da plataforma.
O evento, que já conta com patrocinadores como Avon, Coristina D e CAOA, promove ainda uma oportunidade única para as marcas criarem experiências e engajarem consumidoras com a plataforma Universa, por meio de conteúdo relevante para as mulheres.
"Apresentar o Universa Talks, um evento que tem como foco o protagonismo feminino ao lado de marcas engajadas e mulheres de grande representatividade, é a melhor forma de celebrar um ano da plataforma Universa junto ao público. E reforça ainda mais a imagem do UOL como uma empresa que está sempre se reinventando, além da missão do Universa de ser referência de jornalismo e de conteúdo para as mulheres brasileiras", completa Mariana Domene, gerente de marketing do UOL.
A programação será dividida em painéis, que estarão alinhados aos três pilares da plataforma: Transforma, Inspira e Pausa.
Em "Transforma", Universa acompanha a agenda da mudança debatida atualmente, abordando direitos das mulheres, violência contra a mulher, autoestima, política, diversidade e igualdade racial. "Inspira" traz temas do cotidiano como carreiras, finanças, decoração, moda, beleza, relacionamentos, sexo, viagem, além de depoimentos, dicas e ideias para uma vida mais plena e criativa. Já "Pausa" é uma área voltada para conteúdos mais leves, para rir e relaxar.
Entre os nomes confirmados no evento estão Barbara Soalheiro, fundadora da empresa de projetos Mesa Company, e ganhadora do prêmio jabuti de 2007 pelo livro "Como fazíamos Sem". Ela fará uma leitura minuciosa sobre a condição feminina, além de uma análise dos movimentos mais recentes das mulheres.
A Promotora de Justiça Valéria Scarence, especialista em Gênero e Enfrentamento à Violência contra a Mulher, também será uma das palestrantes e falará sobre Direitos da Mulher.
Ao lado da Promotora de Justiça Valéria Scarance, especialista em Gênero e Enfrentamento à Violência contra a Mulher, Elaine Caparroz, sobrevivente de uma tentativa de feminicídio em janeiro deste ano, trará reflexões sobre a violência contra a mulher e contará por que decidiu tornar pública a sua tragédia pessoal no painel sobre Direitos da Mulher.
Enquanto a blogueira Juliana Romano, conhecida por suas dicas "body positive", que encorajam as mulheres a amarem seus corpos e usarem as roupas que quiserem, apresentará um dos painéis do pilar Transforma, que falará sobre autoestima.
A programação terá também a participação de outras personalidades importantes, como a executiva Danielle Torres, primeira assumidamente trans no Brasil, e a executiva Nina Silva, uma das 100 afrodescendentes com menos de 40 anos mais influentes do mundo.
O evento contará ainda com ampla cobertura do UOL com conteúdo na plataforma Universa e em todas as redes sociais, além de lives e vídeos durante todo evento.
"Além do público, que terá acesso a painéis com discussões atuais sobre o universo feminino, os anunciantes também se beneficiam com a criação do Universa Talks, um projeto de conteúdo 360º, que oferece um evento completo e presença maciça no ambiente digital, com cobertura do UOL e alcance para todo Brasil" comenta André Vinicius, Diretor Executivo de Publicidade do UOL. "O Universa Talks promove ainda possibilidade de ações de Branded Content e mídia, gerando engajamento para as marcas por meio de um ecossistema de conteúdo online e offline" finaliza André.