Universa, plataforma feminina do UOL, lança a campanha "Por que meu Corpo te Incomoda? ", que aborda preconceito e empoderamento por meio de histórias reais de diferentes mulheres. Em parceria com a nova produtora de vídeos do UOL, MOV, a campanha apresenta histórias fortes de personagens que são, cotidianamente, submetidas a julgamentos por sua condição ou escolha e precisam se reerguer para reestabelecer sua autoestima e confiança.
"A equipe de Universa, juntamente com MOV, concebeu uma série de vídeos curtos e provocadores, em que as personagens, sempre mulheres, são confrontadas com os comentários que costumam encontrar em suas redes sociais", explica Marina Bessa, editora chefe de Universa. "Ao dar voz a esses comentários, ao olhar nos olhos da mulher que está sendo exposta a eles, o preconceito toma corpo, vira verdade. E, como expectadores, somos provocados a reagir. Ou, ao menos, a refletir", completa Marina.
São cinco vídeos de um minuto nos quais cada mulher aborda um preconceito diferente. Entre elas, a apresentadora Sabrina Sato, falando sobre amamentação em público, a atriz Érika Januza, sobre o preconceito racial, e a cantora Candy Mel, sobre transfobia.
A atriz Erika Januza na série "Por que meu corpo te Incomoda? "
Nas redes sociais, a equipe da Universa também promoverá interação com o público e divulgará histórias da audiência. A campanha terá, ainda, o suporte editorial de um manifesto e três reportagens com histórias de mulheres que, a partir da vivência de uma situação grave de preconceito, encontraram caminhos para transformar a sociedade.
Entre elas, a história de Natalha, uma mulher transgênero de Brasília que foi agredida por funcionários de uma pastelaria e trocou a indenização de R$ 20 mil pela oportunidade de dar aulas sobre questões de gênero aos agressores.
"Seguindo a proposta de Universa, estamos sempre atentos às discussões sobre diversidade e acreditamos que apresentá-las sob a perspectiva de histórias reais de mulheres gera um efeito transformador", completa Mariana Domene, Gerente de Marketing do UOL.
Para acompanhar a campanha, acesse: uol.com.br/universa