No ano em que o UOL completa 20 anos, a maior empresa brasileira de conteúdo, produtos e serviços na internet lança um novo projeto gráfico e muda a forma de navegar pelas suas páginas. O novo projeto estreia em UOL Estilo de Vida, área que reúne reportagens de Viagem, Receitas e Vida Saudável, além de Comportamento, Beleza, Moda, Casa e Filhos.
Em vez das tradicionais notícias e homepages, os usuários vão encontrar coleções em texto, fotos e vídeos com scroll infinito. Ou seja, a descoberta de novos conteúdos acontece deslizando a página para baixo. O menu global de navegação da home do UOL também muda e passa a ser oferecido em todas as áreas, permitindo que o público possa navegar entre temas e estações com apenas um clique. Os álbuns de fotos agora oferecem três diferentes modelos de visualização: lista, tela cheia e mosaico.
"Desde o lançamento do último projeto, em 2011, muita coisa mudou. Na época, a maioria dos acessos à internet era feito pelo computador. Hoje o cenário é outro: temos tablets, smartphones e smart TVs conquistando cada vez mais espaço", diz Luciana Faria, gerente geral de interface do UOL. Ela ainda destaca a importância das redes sociais na formação de novas formas de consumo de informação. "Nessa primeira fase, estamos convidando nosso público a navegar pela nova interface, para colher impressões e fazer os ajustes necessários".
A publicidade também traz mudanças e agora tem um destaque maior. Isso porque, no novo projeto gráfico, os banners terão dois formatos: o viewability, que acompanha o scroll da página, e o impressão, que será visível conforme a pessoa navegue pela página.