UOL EdTech lança coleção inédita de cursos online para empresas navegarem pelo mundo BANI 10/03/2021

São Paulo, 10 de março de 2021 - A pandemia acelerou drasticamente a transformação nos modelos de negócio e relações de trabalho. Com equipes inteiras operando em modelos híbridos, em cenários caóticos, em que a velocidade das decisões determina o sucesso, a concepção mais tradicional de mundo VUCA (acrônimo que significa volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade) já não dá mais conta de traduzir a realidade atual. O mundo, afinal, não é mais VUCA, mas agora é BANI.

O novo conceito, criado pelo antropólogo e historiador Jamais Cascio, que também é professor da Universidade da Califórnia e membro do Institute for the Future, fornece uma chave de interpretação para uma realidade que é frágil (do inglês, "brittle"), ansiosa, não-linear e incompreensível. Com efeito, a imprevisibilidade dos tempos atuais, em constante mudança, pode explicar toda a apreensão que marca este período, que ainda tem sido caracterizado pelo excesso de informações nem sempre coerentes.

A fim de ajudar as companhias a navegarem por este cenário, implementando programas modernos para seus colaboradores, o UOL EdTech, maior empresa de tecnologia para educação do Brasil, acaba de lançar uma série inédita de cursos 100% online focados em novas tendências e habilidades essenciais para as empresas, a Coleção SapiênCia - Mundo BANI. A ideia é que negócios de todos os portes e segmentos consigam oferecer a seus times treinamento qualificado para enfrentar o mundo BANI, atendendo às necessidades reais do mercado de trabalho. Com isso, os colaboradores serão capacitados para atuar em cenários do porvir e apoiar a sustentabilidade das organizações.

Marisa Nannini, Diretora de Treinamento Corporativo do UOL EdTech, ressalta: "A transformação digital já exigiu muitas mudanças no mindset e modelos de negócio e vai continuar exigindo cada vez mais inovações e novas habilidades dos colaboradores para o sucesso dos negócios". Neste contexto, as empresas precisam assegurar a formação constante e rápida dos seus colaboradores, incorporando novas soluções, para garantir a prontidão digital que a empresa exige. O que nós sabíamos antes não é mais suficiente para fazer frente às demandas que temos que resolver hoje num curto espaço de tempo. O que tínhamos de bagagem não é mais suficiente".

A executiva ainda destaca quais são as novas competências: "Algumas das habilidades essenciais para enfrentar o mundo digital são a formulação de estratégias baseadas em dados e o pensamento analítico, equilíbrio e saúde mental, inteligência coletiva, assim como a tomada de decisão e resolução de problemas complexos, além de liderança e gestão de equipes diversas e inclusivas, trabalhando em modelos híbridos ou totalmente remotos.

Com a nova coleção de cursos online voltados ao mundo BANI, o UOL EdTech espera oferecer às empresas uma solução de alta qualidade para todos os colaboradores e conta com o apoio dos melhores especialistas e mestres em cada uma das práticas para oferecer uma experiência de aprendizagem digital excepcional às companhias e seus times.

Assinam a coleção alguns dos nomes de maior relevância no mercado, todos parceiros exclusivos do UOL EdTech e Sapiência, como Eugenio Mussak (autor e professor de temas voltados à liderança, gestão de pessoas e comportamento humano), Clóvis de Barros Filho (professor e palestrante especialista em ética, valores e propósito), Tatiana Fukamati (facilitadora e consultora em empatia, inovação social e colaboração), Maria Augusta Ourofino (palestrante, consultora organizacional e facilitadora especializada em temas de transformação digital, metodologias ágeis e design thinking), Vania Bueno (palestrante, comunicadora, consultora e mentora para líderes, equipes e organizações), César Souza (autor e palestrante, especialista em estratégia e gestão de negócios) e Fernando Dias (palestrante, consultor de carreira e desenvolvimento organizacional), entre outros.

Desta maneira, as empresas poderão preparar seus colaboradores para gerenciar as pressões imediatas do negócio e lidar com as incertezas de médio e longo prazo. Com times mais resilientes e saudáveis, os negócios poderão evoluir e provocar inovações no mercado de forma sustentável.

A nova série de cursos online voltados ao mundo BANI faz parte da Coleção SapiênCia, uma solução completa de experiências de aprendizagem digitais, criada pelo UOL EdTech para desenvolvimento de colaboradores em todas as empresas do mercado. Desde seu lançamento, a Coleção SapiênCia já atendeu à necessidade de capacitação de mais de 500 empresas e 2 milhões de profissionais.

Para saber mais sobre a Coleção SapiênCia, acesse o link.