O UOL, maior empresa brasileira de conteúdo online, serviços digitais e tecnologia, em parceria com o Google, realizou no dia 12 de maio a primeira veiculação diária fixa utilizando o modelo "Programático Garantido" no formato CPD (Custo por Diária).
A plataforma de compra utilizada foi o DoubleClick Bid Manager (DBM), conectado à Google AdExchange e ao DoubleClick For Publishers (DFP). Essa foi a primeira veiculação do mundo nesta modalidade utilizando a plataforma de mídia programática DoubleClick, até então inviável, pois estava limitada a compra e venda de mídia por CPM (custo por mil).
Ao utilizar uma plataforma programática para a entrega de uma campanha de veiculação fixa diária na home do UOL, o anunciante gera indicadores de performance e coleta de dados unificados, trazendo muito mais eficiência para sua compra de mídia. Ou seja, a compra de diárias, modalidade de veiculação importantíssima para campanhas de branding e awareness, agora está disponível também via mídia programática.
“Para nós do UOL a ação reflete o novo posicionamento da empresa como plataforma de mídia e abre uma série de novas possibilidades. Isso reforça a nossa estratégia de ‘early adopter’ em termos de ad tech e mídia programática” diz André Vinicius, diretor executivo de publicidade do UOL.
O formato escolhido para a campanha foi o ADTAB, o maior formato publicitário do UOL, de altíssimo impacto na home page desktop e mobile. A veiculação entregou cerca de 50 milhões de impressões em um dia e alcançou cerca de 8 milhões de usuários únicos, com área total de 1190x330 pixels no desktop.
"Essa ação demonstra que a mídia programática vai muito além da compra de performance e permite a entrega de campanhas de construção de marca de forma transparente e eficiente. Permite também aos anunciantes fazer uso de novas soluções de automação e aos publishers continuarem explorando novos canais para monetizar seu inventário de maior valor”, diz Sérgio Maria, diretor de parcerias globais para América Latina do Google.