UOL, Folha e SBT promovem sabatinas e debates com presidenciáveis e candidatos ao governo de São Paulo 29/08/2018

O UOL, maior empresa brasileira de conteúdo, tecnologia, serviços e meios de pagamentos digitais, a Folha de S.Paulo, maior jornal do país, e o SBT, emissora com a segunda maior audiência da TV aberta brasileira, repetem a parceria das últimas eleições e vão promover sabatinas e debates com os candidatos à Presidência da República e ao Governo do Estado de São Paulo.

As sabatinas com os presidenciáveis serão realizadas a partir do dia 3 de setembro no estúdio do UOL, em São Paulo. Serão nove candidatos e a definição da ordem foi por sorteio. Já o debate de primeiro turno entre os políticos que disputarão a eleição para Presidente da República está previsto para o dia 26 de setembro. Em um eventual segundo turno, o debate será realizado no dia 17 de outubro. Os dois eventos terão duração de uma hora e vinte e cinco minutos (das 18h20 às 19h45) e serão realizados no estúdio do SBT.

O debate do primeiro turno com os candidatos a Governador de São Paulo também já está marcado para o dia 19 de setembro, das 18h às 19h45, também no estúdio do SBT. As transmissões serão feitas ao vivo e em TV aberta, nos sites do UOL e da Folha e também em perfis dos três veículos em redes sociais. Debates e sabatinas terão como mediador o jornalista Carlos Nascimento, do SBT. Jornalistas dos três veículos também participarão fazendo perguntas. “O UOL dá a sua contribuição para o fortalecimento do processo democrático.

O eleitor bem informado tem mais instrumentos para votar com consciência quem irá representa-lo pelos próximos quatro anos”, afirma Rodrigo Flores, diretor de Conteúdo do UOL. “Para a Folha, a participação dos jornalistas é fundamental”, disse Roberto Dias, secretário de redação da Folha de S.Paulo. Segundo a lei eleitoral, os candidatos de partidos com ao menos cinco parlamentares (deputados e senadores) têm direito a participar de debates no rádio e na TV.

De acordo com critério adotado por UOL, Folha e SBT, participarão das sabatinas e dos debates de primeiro turno os seis candidatos mais bem colocados nas pesquisas feitas pelo Instituto Datafolha. “Esses eventos serão realizados com base não só na parceria entre SBT, Folha e UOL, mas também com a fundamental participação dos partidos”, afirmou José Occhiuso, diretor de jornalismo do SBT.

Primeiro debate online do Brasil Em 2010, Folha e UOL realizaram o primeiro debate da internet brasileira com candidatos à Presidência da República. Em 2012, em parceria com o SBT, o UOL realizou um debate com os candidatos à Prefeitura de São Paulo. Em 2014, também na disputa presidencial, o debate foi feito em parceria entre UOL, Folha, SBT e a rádio Jovem Pan.

Nas últimas eleições municipais, em 2016, UOL, Folha e SBT também promoveram debates com candidatos à Prefeitura de São Paulo.