Comunicação, assinada pela Artplan, ressalta os efeitos das notícias falsas e a importância de se atualizar com informações de jornalismo profissional e confiável
São Paulo, 13 de outubro de 2020 - O Brasil chegará às eleições de 2020 em meio a uma pandemia, em um cenário muito diferente daquele em que a população foi às urnas na última vez. Para ajudar o eleitor a se informar com notícias apuradas e confiáveis, o UOL, maior empresa de conteúdo e tecnologia do Brasil, lança a campanha "UOL Eleições, informação contra as fake news". Assinada pela Artplan, a peça publicitária ressalta a contribuição do UOL em combater as notícias falsas, que podem se propagar facilmente no ambiente online neste momento.
O vídeo manifesto fala sobre como o termo fake news se tornou parte do dia a dia das pessoas e aborda o seu efeito destrutivo à democracia. A manipulação de notícias falsas prejudica todos os eleitores, além de comprometer o debate saudável. Nesse sentido, a melhor arma de defesa é a informação correta e de qualidade. Com a cobertura mais completa das eleições, o UOL coloca os eleitores ao lado dos fatos como forma de estimular o voto consciente.
Luís do Vale, Head de Marketing do UOL, destaca: "O combate às fake news é um tema central em processos eleitorais no Brasil e no mundo inteiro. Com esta campanha de comunicação 360º, o UOL consolida sua estratégia de conteúdo com alta credibilidade e ajuda o eleitor a ficar atento ao que compartilha nas redes para não disseminar informações equivocadas".
Já Alessandro Bernardo, Diretor Executivo de Criação da Artplan, afirma: "A realização de um trabalho para um veículo de credibilidade como o UOL é algo muito desafiador e gratificante para a Artplan. Temos a responsabilidade de levantar uma bandeira: a da informação, tão necessária em tempos virtuais, quando as pessoas são bombardeadas por todo e qualquer tipo de conteúdo. Nossa comunicação foi criada justamente para ressaltar que o UOL é uma fonte confiável para toda a população".
As eleições deste ano acontecerão em duas datas: em 15 de novembro, ocorre o primeiro turno, e em 29 de novembro, o segundo. A corrida eleitoral, mesmo com empecilhos por conta da pandemia, será para definir prefeitos e vereadores de diferentes municípios do Brasil.
Em parceria com a Folha, o UOL também irá promover sabatinas com todos os candidatos à Prefeitura de São Paulo e com os principais candidatos do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Recife e Salvador. Outra iniciativa em parceira com o veículo é a realização do debate em São Paulo, nos dias 11 de novembro (primeiro turno) e 26 de novembro (segundo turno).
"Em um processo fundamental para a democracia como a eleição, a sociedade precisa que o jornalismo atue para apurar e divulgar informações confiáveis sobre os candidatos e suas promessas - inclusive aquelas que eles gostariam de esconder. Por isso, não pouparemos esforços para ajudar o leitor a decidir", comenta Murilo Garavello, Diretor de Conteúdo do UOL.
O vídeo manifesto "UOL Eleições, informação contra as fake news", divulgado no domingo (04), ganha destaque na TV aberta e PayTV, rádio, OOH e jornais, além das próprias redes sociais do UOL.
Acompanhe a cobertura completa das Eleições 2020 pelo site do UOL e também pelo aplicativo, disponível para Android e iOS.