VivaBem estreia grupo de informações sobre o Alzheimer no Facebook com a participação de especialistas 12/08/2019

Ter histórico de Alzheimer na família aumenta o risco de desenvolver o problema? Podemos falar em cura para a doença? Essas e outras questões são dúvidas frequentes sobre o Alzheimer que nem sempre podem ser esclarecidas por meio de uma simples busca na internet. Isso porque a pesquisa geralmente vem acompanhada de um grande volume de resultados e informações, nem sempre provenientes de fontes confiáveis.

Pensando nisso, o VivaBem, plataforma de saúde e bem-estar do UOL, estreia um grupo de informações sobre o Alzheimer no Facebook, doença que, atualmente, atinge cerca de 1 milhão de pessoas no Brasil, além dos familiares e cuidadores que acabam envolvidos com o paciente.

A iniciativa inédita do UOL tem como objetivo esclarecer as principais dúvidas sobre o assunto por meio de publicações diárias de notícias, artigos e infográficos com informações confiáveis sobre a doença. Além disso, o grupo contará com a participação de médicos especialistas conceituados.

O time de médicos participantes conta com nomes de peso como:

  • Leonel Takada, neurologista e doutor em ciências pelo Departamento de Neurologia Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, que publicará duas segundas-feiras por mês, a partir do dia 05 de agosto.
  • Adalberto Studart, neurologista, médico-assistente da Divisão de Clínica Neurológica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP). Membro do Grupo de Neurologia Cognitiva e do Comportamento (GNCC) e do Grupo de Estudos em Emergências Neurológicas (GREEN), que publicará sempre às quintas-feiras, a partir 08 de agosto;
  • Claudia Kimie Suemoto, geriatra e professora de geriatria da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), que fará publicações uma terça-feira no mês, a partir do dia 13 de agosto;
  • Ricardo Nitrini , neurologista e coordenador do Departamento de Neurologia da USP, com participação uma vez por mês, às sextas-feiras, e estreia no dia 16 de agosto;
  • Elisabeth Piovezan, consultora Associada do Check-up do Cérebro e presidente do Instituto Alzheimer Brasil, que postará uma quarta-feira por mês, a partir do dia 21 de agosto;
  • Paulo Bertolucci, chefe do setor de neurologia do comportamento e professor titular da disciplina de neurologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), que terá participação uma vez por mês, às sextas-feiras, com estreia no dia 30 de agosto.

"A ideia da criação do grupo segue a proposta do VivaBem de conciliar a busca rigorosa por informações sobre saúde, com uma linguagem acessível para todos os públicos. Tudo isso alinhado a estratégia do UOL de explorar cada vez mais novos formatos de distribuição de conteúdo, sempre atrelados à credibilidade e qualidade que marcam a nossa trajetória no jornalismo", explica Murilo Garavello, diretor de conteúdo do UOL.