Plataforma de saúde e bem-estar do UOL aposta no poder da informação para conscientizar sobre a importância das vacinas
São Paulo, 7 de abril de 2021 - Vacinas funcionam e são seguras. Para inspirar confiança no poder e segurança das vacinas, VivaBem, a plataforma de saúde e bem-estar do UOL, lança a campanha VivaBemComVacina.
"A vacina é a única saída possível para vencermos a pandemia do coronavírus", diz Murilo Garavello, diretor de conteúdo do UOL. "Ao veicular a campanha VivaBemComVacina, queremos levar à sociedade informações confiáveis sobre o tema, traduzindo em linguagem acessível a enorme massa de dados científicos que vêm sendo divulgadas diariamente, além de verificar e desmentir fatos incorretos."
Para responder às principais dúvidas dos internautas, a campanha assumirá formatos com grande potencial de compartilhamento, como carrosséis de conteúdo, gráficos de fácil leitura, um dicionário dos principais termos, além de respostas pontuais aos fãs e seguidores das redes. O programa semanal "Sem Frescura", com apresentação da repórter Gabriela Ingrid, tem uma temporada especial sobre o assunto: "Vacina Sem Frescura", com 6 episódios. Além disso, o UOL prevê duas Lives no Facebook para reforçar a segurança das vacinas e a importância das medidas de prevenção.
A fonte das informações é a produção diária de notícias em VivaBem que, desde o início da corrida pelas vacinas contra a COVID-19, repercute estudos científicos confiáveis, apura, junto aos maiores especialistas, a questão da eficácia das vacinas, e desvenda as tecnologias e avanços de laboratórios em todo o mundo.
A ideia é amplificar o alcance das mensagens com o envolvimento dos colunistas e talentos do UOL.
A campanha pretende também tratar das vacinas já amplamente utilizadas, como as que previnem difteria, sarampo, coqueluche, poliomielite, rotavírus, pneumonia, diarreia, rubéola e tétano. Juntas, elas evitam 4 mortes por minuto e poupam R$ 250 milhões por dia no mundo todo. "A maior parte dessas doenças foi controlada ou eliminada no Brasil após as campanhas de vacinação, mas pode voltar se o patamar de pessoas vacinadas cair, como já ocorreu com o sarampo", diz Cesar Candido, editor do VivaBem.
O projeto terá identidade visual própria, para que ganhe destaque nas redes sociais do VivaBem e seja facilmente identificável nas contas de outras marcas do UOL e de parceiros. O conceito gráfico, desenvolvido pelo designer René Cardillo, parte do logotipo de coração com flâmula, que remete às tatuagens feitas nos ombros e à ação de arregaçar a manga para receber a vacina.
A campanha vai se desenrolar nas redes sociais do VivaBem (Instagram, Facebook e Twitter) e ganhará reforço em todas as redes do UOL, com apoio do Facebook.
O Facebook é apoiador do conteúdo da campanha, reforçando seu compromisso de ajudar as pessoas a se conectarem com conteúdos confiáveis sobre a prevenção e as vacinas contra COVID-19. "Apoiar a VivaBemComVacina do UOL é parte do trabalho estratégico do Facebook de ajudar as pessoas a encontrar informações de qualidade na plataforma", afirma a gerente de parcerias do Facebook com veículos de imprensa, Sabrina Passos Cimenti.
A campanha entrou no ar em 31 de março, sem data para terminar. "Enquanto a vacinação for um desafio para o país, contribuiremos para que seja bem-sucedida e alcance o máximo possível de brasileiros", diz Cesar Cândido.