UOL participa de seminário sobre 'fake news' e Democracia no Congresso Nacional 15/12/2017

Rodrigo Flores, diretor de conteúdo do UOL, maior empresa brasileira de conteúdo, serviços digitais e tecnologia, participou nesta terça-feira do seminário sobre “fake News” e Democracia, realizado pelo Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional.

O seminário tem como objetivo debater sobre a difusão das "fake news" nas redes sociais. O público-alvo são parlamentares do Senado e da Câmara, além de conselheiros, advogados, jornalistas, assessores e profissionais da área de comunicação.

Rodrigo Flores, diretor de conteúdo do UOL, falou sobre a diferença entre boatos e fake news. ”Precisamos saber diferenciar o que são apenas boatos e fofocas das notícias falsas. Fake news são conteúdos propositalmente falsos, que mimetizam as notícias e são distribuídos em rede social com o intuito de gerar benefício (econômico, político, etc)”. Flores argumentou que a distribuição de conteúdo falso só é possível se existir um canal para que ele seja difundido, citando as redes sociais e celulares como meios "tão revolucionários para o negócio [da comunicação] quanto a internet foi". A preocupação, segundo o jornalista, é com a banalização do termo.

"Jornalismo de qualidade é obrigação, mas não tem sido eficiente para combater esse fenômeno", opinou. Rodrigo Flores citou ainda a iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos, o UOL Confere, destacando que as reportagens geralmente estão entre as cinco mais lidas do site no dia da publicação. "Não raro é a lida mais lida do Brasil, no nosso caso”.

O evento contou também com a participação do presidente do Senado Federal, Eunício Oliveira; o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ); o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e também presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes; e o ministro da Justiça, Torquato Jardim.

Painéis

Foram realizados quatro painéis de conteúdo. O primeiro tratou sobre "O universo das fake news", e contou com a participação do presidente da Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e TV (Abert), Paulo Tonet; o diretor de TV, Rodrigo Cebrian, produtor do documentário "Fake News: baseado em fatos reais", veiculado no canal de TV por assinatura GloboNews; e o jornalista Manoel Fernandes, sócio da empresa Bites, que presta assessoria em análise de dados digitais para grupos empresariais como as Organizações Globo, Visa, Itaú, Shell, Heineken, Melitta e outros.

O segundo painel debateu "Os desafios e limites no combate às fake news", com as presenças do ministro do TSE Tarcísio Vieira; do jornalista Guilherme Alpendre, da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji); e do procurador Frederico Ceroy, presidente do Instituto Brasileiro de Direito Digital (IBDDIG).

O terceiro debate teve como tema "fake news e plataformas digitais", que contou, entre outros, com o diretor de conteúdo do UOL, Rodrigo Flores.

O último painel retratou "Como combater as fake news", e contou com o ministro Luiz Fux, do STF, além de especialistas em Direito Eleitoral e um representante da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj).