Repórter do UOL lança livro após relato sobre drama de lutador de MMA 20/03/2018

O repórter do UOL, maior empresa brasileira de conteúdo, tecnologia, serviços e meios de pagamentos digitais, Adriano Wilkson, lançará no dia 20 de março o livro “A Grande Luta” pela editora Todavia. O livro é sequência de uma reportagem publicada no UOL Esporte no ano passado que chamou a atenção para um drama recorrente no MMA: o processo de brutal de perda de peso e desidratação a que os lutadores se submetem antes de cada combate.

Acompanhando o drama do atleta Acácio “Pequeno” dos Santos para perder peso na véspera de sua luta, o jornalista construiu um relato premiado que mostrou aos leitores uma realidade desconhecida, longe dos holofotes do esporte mais controverso dos últimos anos. O livro foi escrito após mais de um ano de investigação e entrevistas, “A Grande Luta” narra a trajetória do mesmo lutador Acácio “Pequeno” e sua jornada para chegar ao UFC, o maior torneio de MMA do mundo.

Ao longo do material, o leitor conhece a realidade de outros personagens desse universo – como Jéssica, a esposa de Acácio, que também é lutadora - todos de alguma forma conectados a Acácio. Uma parte importante da narrativa se concentra na vida dos atletas fora do octógono e nos conflitos internos com os quais eles se defrontam para chegar lá.

Incorporando técnicas e conceitos da ficção para tratar de uma história real, o livro foi enquadrado na tradição do que se convencionou chamar de “novo jornalismo”, uma corrente imortalizada por repórteres como Gay Talese e Norman Mailer.

“A Grande Luta” traz também trechos de reportagens já publicadas no site, como o relato da primeira luta de Paulo Borrachinha no UFC, além de detalhes dos bastidores da produção dessas matérias.

“No texto primoroso de Adriano Wilkson, a história do lutador corintiano Acácio “Pequeno” dos Santos e de seu gigantesco, diabólico esforço por um lugar ao sol”, escreveu o jornalista Juca Kfouri, blogueiro do UOL. “A realidade nua e cruel para subir na vida se conseguir descer vitorioso do octógono.”

“Adriano Wilkson é um talento da nova geração de jornalistas brasileiros. Seu livro vai além da reportagem esportiva ao narrar com leveza e densidade um drama humano típico de milhões de brasileiros”, disse Flávio Moura, editor da Todavia.

Serviço:

“A Grande Luta” (Todavia)
192 páginas
Lançamento:
Livraria Saraiva do shopping Pátio Paulista
20/03, às 19h30