UOL Carros recebe pela terceira vez o prêmio SAE Brasil de Jornalismo 03/10/2018

O UOL Carros acaba de receber pela terceira vez o prêmio SAE Brasil de Jornalismo, ficando em primeiro lugar na categoria Internet com o especial "Como nasce um carro", publicado em novembro de 2017. Produzido pelo repórter Leonardo Felix, com edição de Eugênio Augusto Brito e colaboração de Murilo Góes na produção de vídeos e álbuns fotográficos, a série de reportagens conta em cinco capítulos como é complexo, desafiador, custoso e demorado o processo de desenvolvimento de um novo carro. Esta é a terceira vez que um conteúdo do UOL Carros vence o Prêmio SAE Brasil.

A primeira foi em 2011, com uma reportagem de Claudio Luís de Souza explicando o funcionamento do então recém-lançado Chevrolet Volt, um dos primeiros modelos eletrificados de grande volume a ganhar o mercado mundial. A segunda premiação ocorreu em 2014, com uma série de quatro reportagens assinadas por Eugênio Augusto Brito que apontava os avanços, desafios e barreiras para desenvolvimento de veículos autônomos.

O Prêmio A SAE (Society of Automotive Engineers, na sigla em inglês; Sociedade dos Engenheiros da Mobilidade, no Brasil) é uma associação fundada nos Estados Unidos em 1905, que congrega engenheiros, técnicos e executivos ligados à mobilidade automotiva, aeroespacial, ferroviária e naval. O Prêmio SAE Brasil de Jornalismo foi criado em 2005 para incentivar a publicação no país de reportagens que contribuam para o conhecimento sobre mobilidade.

Concorreram à 12ª edição 181 reportagens sobre tecnologia da mobilidade terrestre, aeroespacial e naval, publicadas em jornais, revistas e sites com sede no Brasil, entre 1º de março de 2017 e 1º de março de 2018. A edição 2017/2018 foi patrocinada pela Mercedes-Benz.