UOL, Folha e SBT promoverão debates e sabatinas com presidenciáveis 26/03/2018

Pela terceira eleição consecutiva, o UOL, maior empresa brasileira de conteúdo, serviços e produtos da internet, a Folha de S.Paulo, maior jornal no país, e o SBT, emissora com a segunda maior audiência da TV aberta brasileira, repetem a parceria e vão promover debates e sabatinas com os candidatos à Presidência da República.

Representantes de 18 dos 35 partidos registrados no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) participaram nesta quinta (22) de uma reunião preparatória na sede do STB, em São Paulo.

UOL, Folha e SBT definiram que as sabatinas com os presidenciáveis serão realizadas a partir do dia 7 de maio no estúdio do UOL, também em São Paulo.

O debate de primeiro turno entre os políticos que disputarão a eleição está previsto para o dia 26 de setembro. Em um eventual segundo turno, o debate será realizado no dia 17 de outubro. Os dois eventos terão duração de uma hora e vinte e cinco minutos (das 18h20 às 19h45) e serão realizados no estúdio do SBT.

A transmissão ao vivo será feita em TV aberta, nos sites do UOL e da Folha e também em perfis dos três veículos em redes sociais. Debates e sabatinas terão como mediador o jornalista Carlos Nascimento, do SBT. Jornalistas dos três veículos também participarão fazendo perguntas.

O UOL dá a sua contribuição para o fortalecimento do processo democrático. O eleitor bem informado tem mais instrumentos para votar com consciência quem irá representa-lo pelos próximos quatro anos”, afirma Rodrigo Flores, diretor de Conteúdo do UOL.

Para a Folha, a participação dos jornalistas é fundamental”, disse Roberto Dias, secretário de redação da Folha de S.Paulo.

Segundo a lei eleitoral, os candidatos de partidos com ao menos cinco parlamentares (deputados e senadores) têm direito a participar de debates no rádio e na TV.

De acordo com critério adotado por UOL, Folha e SBT, participarão das sabatinas e do debate de primeiro turno os seis candidatos mais bem colocados nas pesquisas feitas pelo Instituto Datafolha.

Anote na agenda

  • Sabatinas: 7, 9, 11, 14, 16 e 18 de maio
  • Debates: 26 de setembro (1º turno) e 17 de outubro (2º turno)

Esses eventos serão realizados com base não só na parceria entre SBT, Folha e UOL, mas também com a fundamental participação dos partidos”, afirmou José Occhiuso, diretor de jornalismo do SBT.

Participaram da reunião desta quinta representantes dos seguintes partidos: Podemos, PDT, PTC, Psol, PSD, PSL, Novo, PPL, PRTB, PT, PCdoB, Rede, PSC, PMN, PSTU, PSDC, DEM e PSDB. Nenhum representante do MDB, partido do presidente Michel Temer, que pode tentar a reeleição, compareceu.

As regras, o formato e os participantes dos debates e a ordem das entrevistas para as sabatinas serão definidas em um próximo encontro ainda sem data para acontecer.

Primeiro debate online do Brasil

Em 2010, Folha e UOL realizaram o primeiro debate da internet brasileira com candidatos à Presidência da República. Em 2012, em parceria com o SBT, o UOL realizou um debate com os candidatos à Prefeitura de São Paulo.

Em 2014, também na disputa presidencial, o debate foi feito em parceria entre UOL, Folha, SBT e a rádio Jovem Pan. Nas últimas eleições municipais, em 2016, UOL, Folha e SBT também promoveram debates com candidatos à Prefeitura de São Paulo.